Ensino/Pesquisa/Extensão

PESQUISAS PET GEOGRAFIA


  • ANO 2015

  1. ALMANAQUE  BELÉM 400 ANOS 

Equipe 1 - Base de Cartográfica: Elias Klelington, Gabriel Miranda e Tassio Lopes  
Equipe 2 - Estrutura Urbana: Alexandre Patrício, Tássio Lopes, Denise Carla, Rosana Amorim.
Equipe 3 - Dados Físicos: Silvia Caroline, Giselle Teixeira, Carlos José, Carmena Ferreira.
Equipe 4- Dados Ambientais: Gabriel Miranda, Elias Klelington, Laise Coelho, Ana Marcela e Carla Maria.
Estágio da Pesquisa: Levantamento de dados concluído.    

  Tema geral: “Estrutura urbana do Distrito Administrativo de Belém-PA (DABEL)”

Pesquisa acerca das características físicas do sítio urbano, da demografia e das atividades sócio-econômicas dos oito bairros pertencentes ao Distrito Administrativo de Belém - DABEL (Campina, Cidade Velha, Reduto, Umarizal, Batista Campos, Nazaré, Marco e São Braz). Levantamento de dados sobre morfometria, rede hidrográfica, população, áreas verdes, economia e problemas ambientais. Consiste na elaboração de um banco de dados voltados para a análise da geomorfologia urbana. Relaciona-se à extensão universitária uma vez que os dados servirão para alimentar o Almanaque do Quatrocentenário de Belém, projeto vinculado ao Programa Campus Flutuante da UFPA. Direciona-se para a produção do conhecimento no âmbito da Geomorfologia Urbana e da Geografia Urbana, baseada no suporte teórico do Sistemismo. Tem como objetivos a caracterização dos bairros do DABEL nos aspectos físico, sócio-econômico e ambiental, com vistas a contribuir para a elaboração do Almanaque do Quatrocentenário de Belém.


Plano de Pesquisa 1: “Localização e representação cartográfica dos bairros do DABEL”

Equipe: Gabriel Miranda Serrão, Elias Klelington Leocádio Rodrigues da Silva e Tássio Felipe Cordovil Lopes
Objetivo: Confecção de mapas temáticos em escala de detalhe dos bairros do DABEL
Metodologia:
1. Levantamento e atualização bibliográfica sobre: (a) cartografia temática; (b) aplicação do geoprocessamento no mapeamento temático;
2. Pesquisa documental: levantamento de bases cartográficas impressas e digitais na CODEM, SEURB, CDL  e IHG.
3. Trabalho de campo: levantamento de pontos de coordenadas e de elevação com GPS; reconhecimento da estrutura viária para atualização de bases cartográficas;
4. Trabalho de laboratório: (a) Confecção de mapas de localização e da estrutura viária urbana através de imagem de alta resolução e de dados de campo: reconstituição da rede de canais de drenagem e da malha urbana;
5- Estrutura preliminar de artigo: (a) Capítulo 1 – O geoprocessamento como ferramenta para a cartografia; Capítulo 2 – Recursos da Cartografia Temática para a representação de áreas urbanas; Capítulo 3 – Cartografia dos bairros do DABEL: relevo, topografia, malha viária, áreas verdes, população e circulação.


Plano de Pesquisa 2: “Estrutura urbana dos bairros do DABEL”

Equipe: Alexandre Patrício Silva Barros, Tássio Felipe Cordovil Lopes, Denise Carla de Melo Vieira e Carla Maria Siqueira Costa
Objetivo: Caracterização da estrutura urbana dos bairros do DABEL com base nos seguintes fatores: transporte coletivo e ligação com o centro e com os bairros vizinhos; instituições, monumentos e logradouros importantes; áreas verdes; população absoluta e relativa, população por faixa etária e renda familiar.
Metodologia:
1. Levantamento e atualização bibliográfica sobre: (a) geografia urbana; (b) atividades sócio-econômicas; (c) demografia;
2. Pesquisa documental: levantamento de mapas temáticos e relatórios de projetos de saneamento na CODEM, SEURB, CDL  e SESAN.
3. Trabalho de campo: levantamento de dados sobre infraestrutura, serviços, comércio, característica dos estabelecimentos;
4. Trabalho de laboratório: (a) Confecção de tabelas e gráficos; (b) interpretação dos dados;
5- Estrutura preliminar de artigo: (a) Capítulo 1 – Atividades sócio-econômicas e organização do espaço geográfico; Capítulo 2 – Uso do solo e estrutura das cidades; Capítulo 3 – Estrutura urbana dos bairros do DABEL: análise comparativa.

Plano de pesquisa 3: “Fisiografia do sítio urbano do DABEL e impactos ambientais”

Equipe: Silvia Caroline Ribeiro Neves, Carlos José Gonçalves da Gama Júnior, Giselle dos Santos Teixeira, Ana Marcela Alves dos Santos, Rosana Amorim Celho e Laise da Costa Coelho
Objetivo: Caracterização do relevo do sítio urbano do DABEL com base nos seguintes fatores: (a) morfometria e morfologia; (b) rede hidrográfica; (c) distribuição de pontos de alagamento e de acúmulo de resíduos sólidos.
Metodologia:
1. Levantamento e atualização bibliográfica sobre: (a) análise morfométrica e morfológica do relevo;  (b) geomorfologia urbana.
2. Trabalho de campo: levantamento de dados sobre coleta de lixo e situação da rede de drenagem.
3. Trabalho de laboratório: (a) Descrição morfométrica e morfológica com base no Levantamento Aerofotogramétrico da RMB (1977/78); (b) distribuição das formas de relevo de 4.º táxon (formas de dissecação e de acumulação); (c) descrição física dos canais de drenagem; (d) identificação e localização dos impactos ambientais ligados aos alagamentos e acúmulo de resíduos sólidos;
5- Estrutura preliminar de artigo: (a) Capítulo 1 - Análise morfométrica e morfológica do relevo em áreas urbanas; Capítulo 2 – Compartimentação do relevo (unidades de relevo) nos bairros do DABEL e caracterização de cada compartimento ou unidade com base nos aspectos topográficos, estrutura geológica e condições de drenagem; Capítulo 3 – Distribuição dos impactos ambientais e relação com os aspectos morfométricos e morfológicos do relevo.


  • ANO 2014
Tema 1.
  • ESTRUTURA E DINÂMICA DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE São João da Ponta-PA
Equipe: Silvia Caroline Ribeiro Neves, Joandreson Barra Lima, Hugo Pinon de Sousa, Samuel Rodrigues Ribeiro e Bruna Marcela da Costa e Silva.
Estágio da Pesquisa: Finalizado.

Tema 2. 
  • GESTÃO URBANA, TERRITORIAL E AMBIENTAL NO DISTRITO DE Icoaraci - Belém / PA
Equipe: Paollo Schmuellermann de Oliveira e Pedro Wander Pinheiro.
Estágio da Pesquisa: Finalizado.


Tema 3. 
  • MODO DE VIDA DE COMUNIDADES TRADICIONAIS DE SÃO JOÃO DA PONTA-PA
Equipe: Aline de Sousa Borges e Mírian Maciel da Costa.
Estágio da Pesquisa: Em Processo de finalização.

  • ANO 2013


  1. Assentamentos PRECÁRIOS E CONDIÇÕES DE habitabilidade NO DISTRITO DE Icoaraci: O CASO DO PROJETO DE remanejamento DA COMUNIDADE TABOQUINHA, BELÉM (PA). Integrantes: Adriane Azevedo, Francejane Costa, Pedro Wander Pinheiro, Samuel Ribeiro e Antônio Carlos Jr (colaborador)

Estágio da Pesquisa: Finalizado.



  2. BAIRROS DO TRANSPORTE COLETIVO Acessibilidade URBANO NOS FAZER CRUZEIRO E Paracuri / DISTRITO DE Icoaraci-PA. Integrantes: Thamyres Marques, Helvécio Souza Sobrinho, Sâmmyla Neves, Marlon Silva e Sérgio Silva. 



Estágio da Pesquisa: Finalizado.

EXTENSÃO 


  • ANO 2013

                      XVII IFNOPAP / VI CAMPUS FLUTUANTE - 13 a 21 de maio de 2013

O Programa CAMPUS FLUTUANTE / IFNOPAP realizará o XVII Encontro, sem Período de 13 a 21 de maio de 2013, em um percurso abrangendo os municípios de Almeirim, Prainha e Monte Alegre, abarcando propostas de ações que contemplem as áreas de atuação das Instituições de Ensino Superior, em: pesquisa, ensino e extensão. Para atender a este Propósito, o PET-Geografia realizará duas atividades:
  • Oficina: Vivendo a Floresta. 
Intregrantes: Silvia Neves, Herbert Alfaia, Aline Borges e Mírian Maciel
  •  Jogo Interativo: Geoquiz. 
Integrantes: Gabriel Serrão e Joandreson Barra Lima. 
  •  Mini Curso: Introdução as categorias Geográficas. 
Integrantes: Paollo Oliveira, Pedro Pinheiro, Samuel Ribeiro, Mírian Maciel e Profª Carmena Franca.
  • Colóquio Eidorfe Moreira: Profª Carmena França


XX FÓRUM PARAENSE DOS GRUPOS PET: 
DESENVOLVENDO A CIDADANIA ATRAVÉS DA INCLUSÃO 
E SOCIABILIDADE - 12 A 14 DE ABRIL DE 2013 (BRAGANÇA/PA) Inclusão e sociabilidade - 12 A 14 DE ABRIL DE 2013 (BRAGANÇA / PA)

Consiste em um evento, destinado aos estudantes que integram o Programa de Educação Tutorial de Diversas Instituições de Ensino Superior do Pará, com o intuito de prover debates a respeito do referido programa e suas implicações na atual conjuntura, bem como possibilitar reflexões sobre a multidisciplinaridade dos Grupos PET.
XX FÓRUM PARAENSE DOS GRUPOS PET:    
DIA DA AÇÃO - 13 de abril de 2013

Consiste em uma atividade extensionista, realizada durante o Fórum Paraense dos grupos PET. Este ano será, realizada na praia de Ajuruteua - Bragança, contando com o Desenvolvimento de atividades de Extensão dos grupos PET.
    
O PET Geografia participará com uma Exposição no âmbito da Educação Ambiental, prestando informações sobre a localização, uso e ocupação da praia, bem como os impactos ambientais decorrentes.
                                                                                                                                            

  
    MINI CURSO: INTRODUÇÃO AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS - SEMANA DO CALOURO DE GEOGRAFIA 2013

Ministrado por bolsistas do grupo, cuja temática envolve uma conceituação e aplicação das categorias geográficas (Espaço, lugar, Região, Paisagem e Território), na qual se busca discutir com a comunidade acadêmica a importância das principais categorias que fundamentam a Ciência Geográfica.

ENSINO


Projeto Universidade Aberta - Março a Outubro


             O Grupo PET-Geografia tem como uma de suas atividades principais de ensino, ministrar aulas no Projeto Universidade Aberta (PUA), coordenado cabelo grupo PET Física / UFPA. 
      O projeto consiste fundamentalmente em preparar para o ENEM e os mais diversos vestibulares estudantes provenientes do ensino médio da rede pública de ensino, objetivando o ingresso destes nas IES (Instituição de Ensino Superior) tanto no Pará quanto em outros estados do país. Para essa finalidade os bolsistas do PET-Geografia se encarregam de no decorrer do ano ministrar aulas duas vezes por semana sobre o conteúdo programático de geografia solicitado nos vestibulares.

Videos

Loading...