Ensino/Pesquisa/Extensão

PESQUISAS PET GEOGRAFIA


  • ANO 2015

  1. ALMANAQUE  BELÉM 400 ANOS 

Equipe 1 - Base de Cartográfica: Elias Klelington, Gabriel Miranda e Tassio Lopes  
Equipe 2 - Estrutura Urbana: Alexandre Patrício, Tássio Lopes, Denise Carla, Rosana Amorim.
Equipe 3 - Dados Físicos: Silvia Caroline, Giselle Teixeira, Carlos José, Carmena Ferreira.
Equipe 4- Dados Ambientais: Gabriel Miranda, Elias Klelington, Laise Coelho, Ana Marcela e Carla Maria.
Estágio da Pesquisa: Levantamento de dados concluído.    


  Tema geral: “Estrutura urbana do Distrito Administrativo de Belém-PA (DABEL)”


Pesquisa acerca das características físicas do sítio urbano, da demografia e das atividades sócio-econômicas dos oito bairros pertencentes ao Distrito Administrativo de Belém - DABEL (Campina, Cidade Velha, Reduto, Umarizal, Batista Campos, Nazaré, Marco e São Braz). Levantamento de dados sobre morfometria, rede hidrográfica, população, áreas verdes, economia e problemas ambientais. Consiste na elaboração de um banco de dados voltados para a análise da geomorfologia urbana. Relaciona-se à extensão universitária uma vez que os dados servirão para alimentar o Almanaque do Quatrocentenário de Belém, projeto vinculado ao Programa Campus Flutuante da UFPA. Direciona-se para a produção do conhecimento no âmbito da Geomorfologia Urbana e da Geografia Urbana, baseada no suporte teórico do Sistemismo. Tem como objetivos a caracterização dos bairros do DABEL nos aspectos físico, sócio-econômico e ambiental, com vistas a contribuir para a elaboração do Almanaque do Quatrocentenário de Belém.


Plano de Pesquisa 1: “Localização e representação cartográfica dos bairros do DABEL”

Equipe: Gabriel Miranda Serrão, Elias Klelington Leocádio Rodrigues da Silva e Tássio Felipe Cordovil Lopes
Objetivo: Confecção de mapas temáticos em escala de detalhe dos bairros do DABEL
Metodologia:
1. Levantamento e atualização bibliográfica sobre: (a) cartografia temática; (b) aplicação do geoprocessamento no mapeamento temático;
2. Pesquisa documental: levantamento de bases cartográficas impressas e digitais na CODEM, SEURB, CDL  e IHG.
3. Trabalho de campo: levantamento de pontos de coordenadas e de elevação com GPS; reconhecimento da estrutura viária para atualização de bases cartográficas;
4. Trabalho de laboratório: (a) Confecção de mapas de localização e da estrutura viária urbana através de imagem de alta resolução e de dados de campo: reconstituição da rede de canais de drenagem e da malha urbana;
5- Estrutura preliminar de artigo: (a) Capítulo 1 – O geoprocessamento como ferramenta para a cartografia; Capítulo 2 – Recursos da Cartografia Temática para a representação de áreas urbanas; Capítulo 3 – Cartografia dos bairros do DABEL: relevo, topografia, malha viária, áreas verdes, população e circulação.


Plano de Pesquisa 2: “Estrutura urbana dos bairros do DABEL”

Equipe: Alexandre Patrício Silva Barros, Tássio Felipe Cordovil Lopes, Denise Carla de Melo Vieira e Carla Maria Siqueira Costa
Objetivo: Caracterização da estrutura urbana dos bairros do DABEL com base nos seguintes fatores: transporte coletivo e ligação com o centro e com os bairros vizinhos; instituições, monumentos e logradouros importantes; áreas verdes; população absoluta e relativa, população por faixa etária e renda familiar.
Metodologia:
1. Levantamento e atualização bibliográfica sobre: (a) geografia urbana; (b) atividades sócio-econômicas; (c) demografia;
2. Pesquisa documental: levantamento de mapas temáticos e relatórios de projetos de saneamento na CODEM, SEURB, CDL  e SESAN.
3. Trabalho de campo: levantamento de dados sobre infraestrutura, serviços, comércio, característica dos estabelecimentos;
4. Trabalho de laboratório: (a) Confecção de tabelas e gráficos; (b) interpretação dos dados;
5- Estrutura preliminar de artigo: (a) Capítulo 1 – Atividades sócio-econômicas e organização do espaço geográfico; Capítulo 2 – Uso do solo e estrutura das cidades; Capítulo 3 – Estrutura urbana dos bairros do DABEL: análise comparativa.

Plano de pesquisa 3: “Fisiografia do sítio urbano do DABEL e impactos ambientais”

Equipe: Silvia Caroline Ribeiro Neves, Carlos José Gonçalves da Gama Júnior, Giselle dos Santos Teixeira, Ana Marcela Alves dos Santos, Rosana Amorim Celho e Laise da Costa Coelho
Objetivo: Caracterização do relevo do sítio urbano do DABEL com base nos seguintes fatores: (a) morfometria e morfologia; (b) rede hidrográfica; (c) distribuição de pontos de alagamento e de acúmulo de resíduos sólidos.
Metodologia:
1. Levantamento e atualização bibliográfica sobre: (a) análise morfométrica e morfológica do relevo;  (b) geomorfologia urbana.
2. Trabalho de campo: levantamento de dados sobre coleta de lixo e situação da rede de drenagem.
3. Trabalho de laboratório: (a) Descrição morfométrica e morfológica com base no Levantamento Aerofotogramétrico da RMB (1977/78); (b) distribuição das formas de relevo de 4.º táxon (formas de dissecação e de acumulação); (c) descrição física dos canais de drenagem; (d) identificação e localização dos impactos ambientais ligados aos alagamentos e acúmulo de resíduos sólidos;
5- Estrutura preliminar de artigo: (a) Capítulo 1 - Análise morfométrica e morfológica do relevo em áreas urbanas; Capítulo 2 – Compartimentação do relevo (unidades de relevo) nos bairros do DABEL e caracterização de cada compartimento ou unidade com base nos aspectos topográficos, estrutura geológica e condições de drenagem; Capítulo 3 – Distribuição dos impactos ambientais e relação com os aspectos morfométricos e morfológicos do relevo.


  • ANO 2014
Tema 1.
  • ESTRUTURA E DINÂMICA DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE São João da Ponta-PA
Equipe: Silvia Caroline Ribeiro Neves, Joandreson Barra Lima, Hugo Pinon de Sousa, Samuel Rodrigues Ribeiro e Bruna Marcela da Costa e Silva.
Estágio da Pesquisa: Finalizado.

Tema 2. 
  • GESTÃO URBANA, TERRITORIAL E AMBIENTAL NO DISTRITO DE Icoaraci - Belém / PA
Equipe: Paollo Schmuellermann de Oliveira e Pedro Wander Pinheiro.
Estágio da Pesquisa: Finalizado.


Tema 3. 
  • MODO DE VIDA DE COMUNIDADES TRADICIONAIS DE SÃO JOÃO DA PONTA-PA
Equipe: Aline de Sousa Borges e Mírian Maciel da Costa.
Estágio da Pesquisa: Em Processo de finalização.

  • ANO 2013


  1. Assentamentos PRECÁRIOS E CONDIÇÕES DE habitabilidade NO DISTRITO DE Icoaraci: O CASO DO PROJETO DE remanejamento DA COMUNIDADE TABOQUINHA, BELÉM (PA). Integrantes: Adriane Azevedo, Francejane Costa, Pedro Wander Pinheiro, Samuel Ribeiro e Antônio Carlos Jr (colaborador)

Estágio da Pesquisa: Finalizado.



  2. BAIRROS DO TRANSPORTE COLETIVO Acessibilidade URBANO NOS FAZER CRUZEIRO E Paracuri / DISTRITO DE Icoaraci-PA. Integrantes: Thamyres Marques, Helvécio Souza Sobrinho, Sâmmyla Neves, Marlon Silva e Sérgio Silva. 



Estágio da Pesquisa: Finalizado.



EXTENSÃO

  • ANO 2018 
 Geocruzadas
Descrição: A geografia é uma ciência que tem como objetivo principal o estudo da relação homem-natureza, todavia para sua melhor compreensão se faz necessário o entendimento dos conceitos fundamentais deste saber. Espaço geográfico, Paisagem, Lugar, Território e Região. Diante disso, a atividade de extensão que será desenvolvida tem como norte aprofundar o conhecimento dos estudantes do ensino fundamental a cerca desses conceitos que alicerçam o aprendizado de todos os conteúdos da geografia de forma didático-pedagógica, de tal maneira que seja valorizado o espaço e as relações do cotidiano dos alunos através da socialização e compreensão dos espaços particulares e coletivos de cada indivíduo.

Metodologia: Exposição de um curta metragem que abarque em seu conteúdo os conceitos fundamentais da Geografia, seguido de uma exposição oral e debate com o público analisando os conceitos buscando identifica-los e inseri-los na realidade dos alunos e finalizando com uma atividade de fixação utilizando palavras cruzadas que compreendam os conceitos da temática abordada.


Materiais:
- Projetor
- Notebook
- Quadro magnético
- Pincel para quadro magnético

Avaliação: A atividade apresenta resultados bastante positivos, pois consegue alcançar adequadamente os objetivos de proporcionar o entendimento dos alunos acerca dos conceitos fundamentais da Geografia, de tal maneira que eles consigam identificar estes conceitos dentro da própria realidade.
  • ANO: 2018

Geoquiz
Descrição: O Geoquiz é uma experiência que se insere no contexto das atividades de ensino e extensão do Programa de Educação Tutorial (PET Geografia) da UFPA, e tem como objetivo facilita a aprendizagem dos alunos da educação básica, acerca de conteúdos de Geografia, de forma lúdica, através de um jogo didático-pedagógico de perguntas e respostas de modo a valorizar o patrimônio ambiental, a sustentabilidade dos recursos e a cultura do local.

Metodologia: Trata-se de uma oficina aplicada a estudantes do Ensino Médio, através de uma dinâmica escolar realizada em grupos, que busca estimular a curiosidade e a memória dos participantes por meio de perguntas e respostas alternativas, que abarquem os conteúdos de Geografia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em que cada grupo terá uma oportunidade de cada vez para sortear um tema da disciplina e uma pergunta para respondê-la. A atividade é finalizada quando se esgotam as perguntas pré-selecionadas para cada tema e vence a equipe que possuir o maior número de respostas corretas.

Materiais:
- Datashow
- Notebook
- Dado


Avaliação: A oficina possibilita uma melhor compreensão acerca da importância de se utilizar os jogos no processo educativo, isto é, sobre o papel dos jogos como instrumentos de didatização dos temas abordados, de integração, de sociabilidade e, principalmente, de aprendizagem dos alunos.
  • ANO 2013

                      XVII IFNOPAP / VI CAMPUS FLUTUANTE - 13 a 21 de maio de 2013

O Programa CAMPUS FLUTUANTE / IFNOPAP realizará o XVII Encontro, sem Período de 13 a 21 de maio de 2013, em um percurso abrangendo os municípios de Almeirim, Prainha e Monte Alegre, abarcando propostas de ações que contemplem as áreas de atuação das Instituições de Ensino Superior, em: pesquisa, ensino e extensão. Para atender a este Propósito, o PET-Geografia realizará duas atividades:
  • Oficina: Vivendo a Floresta. 
Intregrantes: Silvia Neves, Herbert Alfaia, Aline Borges e Mírian Maciel
  •  Jogo Interativo: Geoquiz. 
Integrantes: Gabriel Serrão e Joandreson Barra Lima. 
  •  Mini Curso: Introdução as categorias Geográficas. 
Integrantes: Paollo Oliveira, Pedro Pinheiro, Samuel Ribeiro, Mírian Maciel e Profª Carmena Franca.
  • Colóquio Eidorfe Moreira: Profª Carmena França


XX FÓRUM PARAENSE DOS GRUPOS PET: 
DESENVOLVENDO A CIDADANIA ATRAVÉS DA INCLUSÃO 
E SOCIABILIDADE - 12 A 14 DE ABRIL DE 2013 (BRAGANÇA/PA) Inclusão e sociabilidade - 12 A 14 DE ABRIL DE 2013 (BRAGANÇA / PA)

Consiste em um evento, destinado aos estudantes que integram o Programa de Educação Tutorial de Diversas Instituições de Ensino Superior do Pará, com o intuito de prover debates a respeito do referido programa e suas implicações na atual conjuntura, bem como possibilitar reflexões sobre a multidisciplinaridade dos Grupos PET.
XX FÓRUM PARAENSE DOS GRUPOS PET:    
DIA DA AÇÃO - 13 de abril de 2013

Consiste em uma atividade extensionista, realizada durante o Fórum Paraense dos grupos PET. Este ano será, realizada na praia de Ajuruteua - Bragança, contando com o Desenvolvimento de atividades de Extensão dos grupos PET.
    
O PET Geografia participará com uma Exposição no âmbito da Educação Ambiental, prestando informações sobre a localização, uso e ocupação da praia, bem como os impactos ambientais decorrentes.
                                                                                                                                            

  
    MINI CURSO: INTRODUÇÃO AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS - SEMANA DO CALOURO DE GEOGRAFIA 2013

Ministrado por bolsistas do grupo, cuja temática envolve uma conceituação e aplicação das categorias geográficas (Espaço, lugar, Região, Paisagem e Território), na qual se busca discutir com a comunidade acadêmica a importância das principais categorias que fundamentam a Ciência Geográfica.

ENSINO


Projeto Universidade Aberta - Março a Outubro


             O Grupo PET-Geografia tem como uma de suas atividades principais de ensino, ministrar aulas no Projeto Universidade Aberta (PUA), coordenado cabelo grupo PET Física / UFPA. 
      O projeto consiste fundamentalmente em preparar para o ENEM e os mais diversos vestibulares estudantes provenientes do ensino médio da rede pública de ensino, objetivando o ingresso destes nas IES (Instituição de Ensino Superior) tanto no Pará quanto em outros estados do país. Para essa finalidade os bolsistas do PET-Geografia se encarregam de no decorrer do ano ministrar aulas duas vezes por semana sobre o conteúdo programático de geografia solicitado nos vestibulares.