O que é o PET


O PET (Programa de Educação Tutorial),  foi criado em 1979, sendo acompanhado pela Capes até o ano 2000, quando passou a ser vinculado a Secretaria de Educação Superior (SESU) do MEC. O Programa  é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem e visa propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.
O Programa de Educação Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.
Assim, a médio e longo prazos, a SESU espera fomentar a formação de profissionais de nível superior, nas diversas áreas do conhecimento, dotados de elevados padrões científicos, técnicos, éticos e com responsabilidade social, nas diversas áreas do conhecimento, que sejam capazes de uma atuação no sentido da transformação da realidade nacional, em especial como docentes e pesquisadores pós-graduados em áreas profissionais.


Estrutura e Eventos

REUNIÃO DA EXECUTIVA ESTADUAL DOS GRUPOS PET - Fevereiro a Dezembro

É uma atividade administrativa e deliberativa formada pelos grupos PET da UFPA, UFRA e IFPA. A reunião acontece uma vez por mês e conta com a participação de petianos e tutores com intuito de deliberar e debater assuntos referentes ao programa de educação tutorial no Pará, além de discutir sobre a organização de eventos como FORPET, NORTEPET, JICPET e fornecer informações sobre outras atividades de âmbito acadêmico, bem como socializar como experiências dos diversos grupos PET do estado.